Datafolha: Haddad lidera intenções de voto no Nordeste 

Pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha na noite desta sexta-feira (14) mostra que o candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, já lidera na região Nordeste. Em relação ao último levantamento, ele cresceu 9 pontos e chegou a 20%. No Sudeste, Haddad foi o único a registrar crescimento acima da margem de erro, passando de 7% a 10%.

Haddad e Manuela em caminhada em Osasco - Paulo Pinto

Com estes números, o petista supera Ciro Gomes (PDT). Ainda assim, os dois estão em situação de empate técnico. O pedetista tem 18%, tendo oscilado dois pontos negativamente. Jair Bolsonaro (PSL) cresceu três pontos e agora está com 17%.

No Sul, Bolsonaro registra 33% das intenções – 3% a mais do que na última pesquisa. Logo atrás, Geraldo Alckmin (PSDB) aparece em segundo lugar numericamente, com 11%. Ciro, Haddad e Álvaro Dias (Podemos) têm média de 8% cada.

O candidato do PSL lidera na região Centro-Oeste, onde chegou aos 36% de intenções de voto – 6% a mais do que no último levantamento. Na mesma região do país, Haddad e Ciro ocupam a segunda colocação em empate técnico, com 11% e 10%, respectivamente.

No Sudeste, Haddad foi o único a registrar crescimento acima da margem de erro, passando de 7% a 10%. Ele empata tecnicamente na segunda posição com Ciro Gomes (12%) e Geraldo Alckmin (10%), além de Marina Silva (9%). O tucano oscilou negativamente 2 pontos em relação à última pesquisa.

Na pesquisa espontânea, Bolsonaro foi de 20% para 22%. Haddad passou de 4% para 8%. Ciro subiu de 5% para 7%. A pesquisa destaca, também, um dado que mostra que o candidato do PT tem potencial de crescimento para as próximas pesquisas: Lula ainda aparece com 5%, à frente de Alckmin e Marina, que tem 3% cada. No Nordeste, o ex-presidente ainda tem 7% de votos espontâneos e é o segundo colocado na região Norte, com 9%.