Mortes por intervenção policial no RJ cresceram 150% em agosto

De acordo com números do Instituto de Segurança Pública (ISP), divulgados nesta sexta (14), o número de homicídios por intervenção policial aumentou, no mesmo período, em 150% passando de 70 para 175 registros.

Foto: Fernando Frazão/Arquivo Agência Brasil/Agência Brasil

O Observatório da Intervenção – instaurado pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec) da Universidade Candido Mendes para acompanhar os trabalhos – considera que os números mostram que nada mudou no Rio depois de sete meses de intervenção.

"Os crimes contra a vida, especialmente as mortes causadas por intervenção policial, aumentaram sem controle em algumas áreas do Estado", diz relatório do Cesec divulgado nesta sexta.

Ainda segundo a pesquisa do ISP mostra que outros índices caíram no estado em agosto: roubo a veículo foi de 3.909 (menos 15%), roubo de rua 10.854 (menos 16%) e homicídio doloso, que mostrou uma queda de 10% (358 ocorrências).

Na comparação com agosto de 2017, este ano foram recolhidas mais armas das ruas do estado: 823 unidades, menos 10% que no mesmo período este ano.

O índice de letalidade violenta aumentou em 13%, 552 vítimas em agosto deste ano. O indicador de letalidade violenta é a soma dos homicídios doloso, decorrente de intervenção policial, roubo seguido de morte e lesão corporal seguida de morte.