Desembargador que manteve Lula preso se encontra com vice de Bolsonaro

Mais uma vez membros do Judiciário que atuam no processo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dão demonstrações de que sua atuação política extrapola a esfera do razoável. Em plena campanha eleitoral, o candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), general da reserva Hamilton Mourão, recebeu o presidente Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Carlos Eduardo Thompson Flores, nesta segunda-feira, no Clube Militar do Rio.

General Mourão

O desembargador foi responsável pela ação que atropelou a decisão do desembargador Rogério Favreto, em 8 de julho, que concedeu habeas corpus ao ex-presidente. Flores interferiu para suspender a medida e manter Lula preso. Na época, Mourão assinou nota em nome do Clube Militar, elogiando a medida.

“Os atos do dr. Sérgio Moro e do desembargador Thompson Flores, fazendo valer, com firmeza e determinação, o primado da lei nos fizeram mais brasileiros do que nunca. Homens dessa grandeza fazem uma nação. Corneteiro! Toque sentido e apresentar armas! A eles nossa continência!”, escreveu.

Na agenda eleitoral do general, que também é presidente do clube, estava uma reunião “a respeito de pauta eleitoral”. Mas depois Mourão se apressou em corrigir dizendo que a instituição não poderia ser usada para esse fim e a reunião se transformou em uma palestra no ciclo “O Poder Judiciário na Conjuntura Política Nacional”.

Para justificar a escolha da palestra do desembargador, o general afirmou que foi feita “por questões de competência e amizade” e que Flores é seu “amigo pessoal”.

“Fui comandante militar do Sul e já o conhecia de outros tempos. Então, quando a gente quer trazer alguém, se eu não conheço a pessoa, eu busco alguém que seja mais próximo da gente”, disse.

“O desembargador é meu amigo pessoal. É um homem que tem uma competência extremada dentro do direito e, no momento em que a gente discute tanta coisa no País e que a Justiça tem tido certa primazia, acho importante que o clube trouxesse alguém que explicasse determinava coisas”, afirmou.

Flores segue o roteiro do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, que costuma comparecer a eventos organizados e financiados por tucanos e não se constrange ao posar para fotos dos veículos de imprensa.