Candidatura de Lula será registrada com grande mobilização popular

Dia 15 de agosto de 2018 será marcado pela união de trabalhadores e defensores da democracia pela liberdade de Luiz Inácio Lula da Silva. Em resistência há 130 dias, quando o ex-presidente foi preso em Curitiba, partidos políticos e movimentos sociais se reunirão num grande ato em frente ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.

Por Iberê Lopes*

Movimentos populares realizam ato de registro da candidatura de Lula - MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra

Segundo o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Marco Antônio Baratto, os integrantes da Marcha Lula Livre, que chegou nesta terça-feira (14) na capital federal, também carregam a bandeira da geração de empregos para viver dignamente, mas defendem fundamentalmente que “todos possam ser donos de suas vidas e de sua força de trabalho, sem serem explorados”.

Quatro grandes temas foram elencados pelo dirigente do MST como centrais para as eleições de 2018: o trabalho de base, o povo como sujeito que constrói a sua história e eleva a sua consciência, o poder popular, e os nossos direitos à terra, moradia e trabalho.

Os manifestantes estarão às 14 horas reunidos em ato em frente ao STF para pedir que as Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) 43 e 44, que questionam a prisão após julgamento em segunda instância, sejam apreciadas pelo STF. Será solicitado à ministra do Supremo, Cármen Lúcia, a inclusão na pauta de votações da ADC formulada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB). 

A indefinição da Corte prejudica o ex-presidente e mais de 150 mil presos no país. Também será solicitado o respeito ao direito de expressão de Lula, que não tem obtido autorização para conceder entrevistas.

Milhares de pessoas de todo o Brasil se unem para uma caminhada que sairá do acampamento “Lula Livre”, no Ginásio Nilson Nelson, a partir do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, rumo à sede do TSE, onde será protocolado o pedido de registro da candidatura do líder petista.

Em frente ao TSE deverá ocorrer um ato político a partir das 16 horas. Participam do evento, PT, PCdoB, Pros, PCO, Via Campesina, CUT, Frente Brasil Popular, Contag, CTB, UNE, FUP, CNE, Ubes, Mulheres, LGBT, Levante, UJS, JPT, Conen, MAB, MPL, Conan, CMP, Marcha de Moradia, entre outros.

Para a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), vice-líder da oposição ao governo Michel Temer na Câmara dos Deputados, a sociedade estará presente para marcar o direito de Lula de estar livre, “fora daquela carceragem, porque está preso sem provas”. “Ele não tem seus direitos políticos cassados e lidera todas as pesquisas de opinião do Brasil. Então, Lula livre, Lula candidato, Lula presidente”, reforçou em vídeo divulgado nas redes sociais na tarde desta terça.

Às 17 horas está marcada a apresentação do documento de homologação da candidatura. Uma comissão formada pelas principais entidades representativas da sociedade civil fará a entrega. A presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, e os representantes da coligação PT-PCdoB, Fernando Haddad e Manuela D’Ávila participam também do ato da entrega do pedido.

De acordo com Benedita da Silva, deputada pelo PT do Rio Janeiro, a organização da Marcha Lula Livre protagoniza um momento único e necessário contra as forças antidemocráticas do país. “O MST traz para Lula uma grande mensagem e tenho certeza que ele está acompanhando os passos desse movimento. Essa marcha é nosso grito de liberdade para Lula, que tem que disputar as eleições. Lula é inocente, ninguém fez mais para as mulheres e para o povo brasileiro do que ele”, afirmou a parlamentar.

A formação do terceiro dia de manifestações debateu as estratégias do capital financeiro contra a classe trabalhadora, que vem sofrendo desde o golpe parlamentar de 2016, que depôs a presidenta eleita Dilma Rousseff.

Candidata a senadora por Minas Gerais, Dilma elogiou nesta terça a Marcha Lula Livre e ressaltou que o ex-presidente Lula é o único capaz de barrar o golpe, fazer o Brasil novamente avançar e ser respeitado internacionalmente. “É um ato de bravura, de coragem de brasileiros e brasileiras de pé, pelo presidente Lula”, concluiu.

Greve de fome pela liberdade de Lula já dura 15 dias

Nesta terça-feira (14), a Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), foi palco de mais uma manifestação em defesa da libertação do ex-presidente Lula (PT) e em apoio aos sete militantes de movimentos populares que estão em greve de fome há 15 dias.

Representantes de diferentes religiões se reuniram na frente do Supremo Tribunal Federal (STF) para engrossar o coro dos segmentos sociais que pressionam a Corte pelo julgamento da Ação Direta de Constitucionalidade (ADC) 54.

O processo trata da garantia da presunção de inocência após condenação em segunda instância e pode resultar na soltura de Lula, que não foi julgado em terceira instância.

Serviço:

Ato pelo registro da candidatura de Lula
Local: Ato em frente à sede do TSE, 16 horas
Endereço: Setor de Administração Federal Sul (SAFS), Quadra 7

Ato Inter-Religioso
10 horas – Ato Inter-Religioso: Grevistas realizam Ato Inter-Religioso em frente ao Supremo Tribunal Federal com a presença do Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel (16 dias de Greve de Fome)

Ato Mulheres Com Lula
10h – Tenda Elas por Elas, no Acampamento do Ginásio Nilson Nelson

Lançamento do Livro – Caravana da Esperança
11 horas – Lançamento do Livro – CARAVANA DA ESPERANÇA – LULA PELO NORDESTE, Hotel San Marco, SHS, Quadra 05, Bloco C – Setor Hoteleiro Sul – Asa Sul

Marcha Lula Livre
14 horas – milhares de pessoas deverão se somar aos marchantes para a realização de um grande ato em frente ao Tribunal Superior Eleitoral. A Marcha Lula Livre estará concentrada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães a partir das 12h.

Ato TSE
17 horas – No ato em frente ao TSE será protocolado o registro da candidatura Lula.