Trump eleva tarifas e derruba lira turca

Tarifas de 50% e 20% sobre o aço e alumínio turco, respectivamente, fazem com que moeda da Turquia se desvalorize 20% em apenas um dia.

aço - Reuters/Y. Herman

Os Estados Unidos aumentaram nesta sexta-feira (10) as tarifas sobre o aço e o alumínio da Turquia para 50% e 20%, respectivamente, impulsionando a desvalorização da lira que alcançou 20% em apenas um dia. Essa foi a maior queda da moeda desde a crise econômica enfrentada por Ancara em 2001.

"Acabo de autorizar a duplicação das tarifas sobre o aço e o alumínio da Turquia, já que sua moeda, a lira turca, se desvaloriza rapidamente frente ao nosso dólar muito forte!", afirmou o presidente americano, Donald Trump, em no Twitter.

Desvalorização da lira turca

O anúncio de Trump ocorreu após uma forte desvalorização da lira turca, provocada devido ao nervosismo dos mercados pelas sanções impostas pelos EUA e a interferência do governo da Turquia na política monetária.

A moeda desvalorizou 20% nesta sexta-feira, até chegar ao seu menor valor histórico frente às divisas de referência. Erdogan pediu novamente que os cidadãos troquem "os dólares e o ouro debaixo dos colchões" para conter a queda da lira, que já chegou a 40% neste ano.

Os especialistas atribuem a desvalorização da lira turca à fragilidade da economia do país, baseada sobretudo no consumo interno, com um alto déficit comercial e carente de investimentos estrangeiros, além da recusa das autoridades turcas de aumentar as taxas de juros. A pressão econômica americana ajudou a acelerar esse processo.