Estados Unidos: socialistas do milênio estão chegando

Em maio, três jovens candidatas progressistas, apoiadas pelos Democratas Socialistas da América (DSA), venceram eleições primárias decisivas, contra homens fortemente favorecidos pelo establishment político. Duas dessas mulheres, Summer Lee, 30 anos, e Sara Innamorato, de 32 anos, tiraram os lugares dos conhecidos Dom Costa e Paul Costa, membros da família política da Pensilvânia.

Por Michelle Goldberg

Socialistas Estados UNidos - Ilustração:Selman Design; Photographs by Tammy Bradshaw, Seth Wenig/Associated Press, Mark Makela for The New York Times, and Jeff Swensen for The New York Times.

Elizabeth Fiedler, de 37 anos, anunciou sua candidatura três meses depois de dar à luz a seu segundo filho, e tinha um quarto de bebê em seu escritório de campanha na Filadélfia para que outros pais pudessem deixar seus filhos antes dos turnos de campanha. Conversando com eleitores, ela falou sobre depender do Medicaid e do serviço público para o seguro de saúde de seus filhos, e da ansiedade que sentiu durante duas semanas quando o seguro expirou.

Lee falou também sobre os mais de US $ 200.000 em empréstimos estudantis que pesaram sobre ela desde que se formou na faculdade de direito, o que lhe deu um sentido visceral da “necessidade de educação gratuita e de qualidade para todos”. Americana, concorrendo em um distrito majoritariamente branco, ela teve 68% dos votos. Sara Innamorato falou sobre como o vício em opiáceos de seu pai a tirou, e à sua mãe, da classe média. "Eu vivi as lutas do meu distrito", disse.

Elizabeth Fiedler

Suas disputas eleitorais fizeram parte de uma renovação cívica de base que está a acontecer em todos os EUA, algo que é, para mim, a única fonte de otimismo neste momento muito sombrio. Olhando as notícias em Nova York, estou sempre em desespero. Um presidente autoritário de legitimidade duvidosa e de caráter depravado está pronto para refazer a América por gerações, com uma segunda escolha na Suprema Corte. O governo federal é um festival de impunidade cleptocrática. Crianças da mesma idade que as minhas são arrancadas de seus pais migrantes.

Mas em todo os EUA, as pessoas, especialmente as mulheres, estão trabalhando com energia quase sobrenatural para reconstruir a democracia a partir do zero, encontrando maneiras de exercer o poder político da maneira que puderem. Para os suburbanos de meia idade que são a espinha dorsal da resistência anti-Trump. Isso muitas vezes significa fortalecer o Partido Democrata. Para os mais jovens que vêem a eleição de Donald Trump como a apoteose de um sistema político e econômico podre, isso geralmente significa tentar refazer esse partido como um veículo para o socialismo democrático.

As vitórias de Lee, Innamorato e Fielder parecem um presságio. Na terça-feira (26/6) um padrão semelhante ocorreu em maior escala na cidade de Nova York, quando Alexandria Ocasio-Cortez, uma socialista democrata de 28 anos, abalou o Partido Democrata ao derrotar Joseph Crowley, há 19 dirigente do Partido Democrático no Condado de Queens, e herdeiro potencial da líder da minoria Nancy Pelosi. Semanas antes da eleição, Crowley teria 36 pontos percentuais à frente. Ocasio-Cortez acabou vencendo por 15% de diferença.

Sara Innamorato

Fez isso da mesma forma como as mulheres na Pensilvânia fizeram – mobilizando dezenas de voluntários e se conectando com os eleitores individualmente. "Havia pessoas no local por meses sem nenhuma atenção nacional, conversando com as pessoas no metrô", disse Zephyr Teachout, um candidato à procuradoria-geral de Nova York que apoiou Ocasio-Cortez.

Dada a esmagadora composição democrática em seu distrito, Ocasio-Cortez quase certamente vencerá as eleições gerais. Nem Lee, Fiedler nem Innamorato estão enfrentando um sério adversário republicano, então elas também se tornarão legisladoras.

No Twitter, Trump fantasiou sobre uma onda vermelha que levará ainda mais republicanos ao poder em novembro e reforçará seu governo. Mas a verdadeira onda vermelha pode ser a crescente influência política do socialismo democrático, especialmente entre os jovens. "Ela realmente mostrou que você pode concorrer e vencer", disse Maria Svart, diretora nacional da DSA, sobre a plataforma de Ocasio-Cortez, que inclui o Medicare for All, a abolição das agência de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos, e também a garantia de empregos federais.
O DSA, ao qual Ocasio-Cortez pertence, é a maior organização socialista dos EUA. Seu crescimento explodiu desde a eleição de 2016 – quando o socialista democrata Bernie Sanders concorreu nas primárias democratas – passando de 7.000 membros para mais de 37.000. É um grupo ativista em vez de um partido político, trabalhando com os democratas no campo eleitoral e também agitando contra a injustiça.

Muitos dos objetivos da DSA, refletidos na plataforma de Ocasio-Cortez, são indistinguíveis dos objetivos dos democratas progressistas. Mas se o DSA trabalha ao lado dos liberais (que, nos EUA, geralmente são democratas mais radicais – JCR) seus membros são geralmente sérios sobre a parte "socialista" da expressão democrata socialista. Prevêem “uma ordem social humana baseada no controle popular de recursos e da produção, planejamento econômico, distribuição equitativa, feminismo, igualdade racial e relações não-opressivas”.

Falar do controle popular dos meios de produção é um anátema para muitos democratas mais velhos, mesmo os mais liberais. Funciona muito melhor com os jovens; Uma pesquisa recente mostra que 61% dos democratas entre 18 e 34 vêem o socialismo de forma positiva. A combinação da Grande Recessão, o aumento do custo da educação, a falta de confiabilidade do seguro de saúde e a crescente precariedade no trabalho deixaram os jovens em uma insegurança material incômoda. Eles não têm memória do fracasso generalizado do comunismo, mas os fracassos do capitalismo estão à sua volta.

O DSA sozinho não reivindica nem tem crédito pelas vitórias dos candidatos que apoia. Muitos grupos se uniram em torno de Ocasio-Cortez, incluindo o populista Brand New Congress e os setores locais do grupo de resistência Indivisible. Nem foi o DSA o principal impulsionador de Fiedler, Lee e Innamorato, embora as tenha ajudado.

Summer Lee

De fato, embora haja muita conversa sobre uma guerra civil ideológica entre os democratas, as fronteiras parecem mais fluidas. Recentemente, na Pensilvânia, encontrei moderados ativistas da resistência suburbana que se voluntariaram para apoiar Innamorato, entusiasmados por uma jovem que poderia ajudar a revitalizar o Partido Democrata.

Barry Rush é um aposentado de 63 anos que costumava votar tanto em democratas quanto em republicanos, mas que, horrorizado por Trump, agora dedica-se em tempo integral a um grupo liberal chamado Progress PA. Sua principal preocupação é eleger os democratas – "Eu vou puxar a alavanca Smurf até que isso seja consertado", diz ele, sobre votar em azul (a cor dos democratas) – e ele sabe que o Partido Democrata precisa de jovens. Ele foi animado por todos os millennials na celebração da vitória do Innamorato: "Havia 500 crianças lá", disse ele. Isso lhe deu esperança para seus netos.

Os jovens membros da DSA, enquanto isso, estão esperançosos porque sua análise os ajuda a entender a catástrofe de Trump. Eles geralmente parecem menos apavorados com o que está acontecendo nos EUA do que com os liberais, porque acreditam que sabem por que a sociedade americana está se desfazendo e como ela pode ser reconstruída.

“O desastre do Trump é que todos se sentem ameaçados individualmente e sentem que precisam lutar contra Trump e lutar contra esse governo”, disse Arielle Cohen, a co-presidente, de 29 anos, da DSA em Pittsburgh, enquanto eu me sentava com ela e dois outros líderes em uma pequena cafeteria na cidade. “E os socialistas estão dizendo que isso vem acontecendo há muito tempo. Não é só o Trump. Não é só quem está no governo.

Há um tipo estranho de conforto nessa perspectiva; os socialistas vêem a si mesmos como construindo o mundo em que querem viver em décadas no futuro, em vez de apenas lutar para evitar a catástrofe no presente.

Conversando com Cohen e outros da DAS em Pittsburgh, que tem mais de 620 membros, fiquei impressionada com o trabalho que eles dedicaram à construção de comunidades. Em alguns dias em que as escolas públicas são fechadas, o comitê socialista-feminista da DSA organiza eventos de dia inteiro com creches e almoços gratuitos. Como vários outros grupos, a DSA de Pittsburgh tem oficinas onde os membros consertam gratuitamente as luzes de freio do carro queimadas, ajudando as pessoas a evitar desentendimentos desnecessários com a polícia, enquanto fazem incursões na comunidade. Um mecânico local chamado Metal Mary ajudou a treiná-los.

Os grupos socialistas democráticos têm constantes fluxos de reuniões e eventos sociais, criando um antídoto para o isolamento, que é epidemia na vida americana. "Tudo é altamente individualizado e é isolante", disse Svart. “As pessoas são muito solitárias. As taxas de suicídio subiram astronomicamente. E nós criamos uma comunidade para as pessoas.” Essa fusão de política e vida comunitária não é tão diferente do que a direita cristã oferece aos seus adeptos. Esse capital social é algo que nenhuma quantia de gastos de campanha pode comprar.

Alexandria Ocasio-Cortez

Após a vitória de Ocasio-Cortez, Pelosi negou as alegações republicanas de que o socialismo é ascendente no Partido Democrata. É difícil culpá-la por ser defensiva, já que, por gerações, "socialista" foi considerado um insulto, que é atirado contra os aos democratas indiscriminadamente. Mas eu acho que Pelosi está errada. Há mais candidatos como Ocasio-Cortez por aí, e os democratas deveriam recebê-los. Os democratas precisam de sua juventude, zelo e vontade de fazer o trabalho de reconstruir a festa como uma instituição de bairro. Eles estão vindo, quer a liderança do partido goste ou não.

Na Pensilvânia, ao contrário de muitos outros estados, ser um legislador estadual é um emprego em tempo integral. Quando conheci Lee um mês depois de sua vitória, ela estava pensando em tudo o que precisava aprender quando chegasse a Harrisburg, a capital. Mas também estava confiante de que ela e outras pessoas como ela estão prontas para refazer o Partido Democrata.
"Se que o fizemos aqui na Pensilvânia mostra alguma coisa, é que podemos fazer isso", disse ela. “Nós podemos ir contra o establishment. Nós podemos apoiar nossas próprias candidaturas. Podemos gerar campanhas positivas. Podemos fazer tudo isso e podemos realmente vencer. E então podemos fazer isso de novo, e podemos fazer isso em todos os lugares”.