Trabalhadores da Amazon da Espanha fazem greve de três dias

As condições precárias de trabalho, impedimento de funções normativas e desvio de trabalho para outros centros logísticos, que não o estabelecido inicialmente em contrato, são algumas das violações dos direitos trabalhistas que levaram os trabalhadores do armazém de San Fernando de Henares, região metropolitana de Madri, na Espanha, a decretarem três dias de greve na multinacional Amazon.

Greve Amazon da Espanha - Divulgação

Nesta terça-feira (17), segundo dia da paralisação, os manifestantes foram repreendidos pela polícia. Segundo Marc Blanes, delegado da Confederação Geral do Trabalho (CGT), a polícia tentou impedir os grevistas de distribuir materiais informativos nos piquetes.

De acordo com o jornal local El Salto, nesta segunda-feira (16), o nível de adesão à greve foi elevado entre os cerca de 1100 trabalhadores efetivos (70% a 80%) e voltou a repetir-se esta terça-feira. A adesão não é tão alta entre os cerca de 900 trabalhadores temporários.

O delegado da CGT explicou que, ontem à tarde, houve maior atividade no centro logístico devido ao facto de, no turno, haver maior número de trabalhadores precários. Uma situação que se repetiu esta tarde. E foi precisamente na mudança de turno que a polícia repreendeu os grevistas. carregou.
Ainda de acordo com o El Salto, pelo menos uma pessoa ficou ferida e várias “tiveram de ser tranquilizadas após a intervenção policial”.

Melhores salários e condições de trabalho

A greve de três dias, que coincide parcialmente com o “Prime Day” – uma campanha de descontos de 36 horas na Amazon –, segue-se à falta de acordo nas negociações recentes, em que a administração “avançou em questões laterais” mas não atendeu às principais reivindicações dos trabalhadores, relativas a aumentos salariais, categorias profissionais, complementos salariais em períodos de baixa e um acordo de empresa próprio.

Para além da greve de três dias no armazém de San Fernando de Henares, os mais de 12 mil trabalhadores da Amazon da Alemanha também convocaram uma greve de 24 horas que começou nesta terça-feira.