Nicaraguenses fazem grande marcha pela paz

Começou nesta sexta-feira (13), em Manágua, capital da Nicarágua, uma grande marcha rumo a Masaya, para comemorar os 39 anos do triunfo da revolução sandinista e exigir o fim das manifestações violentas que já deixaram dezenas de pessoas mortas.

Marcha pela paz na Nicarágua - Efe

Desde que começaram as manifestações contra o presidente Daniel Ortega, em abril deste ano, o país foi envolvido em um completo clima de caos, apesar dos esforços do governo de dialogar com a oposição.

Alguns grupos opositores chegaram a atacar até mesmo a mesa de diálogos, estabelecida para tentar buscar novamente a paz. A ONU condenou, nesta quinta-feira (12), o ataque realizado por estes grupos armados contra os bispos responsáveis por mediar as conversas.

A longa marcha pela paz foi convocada pela vice-presidenta do país, Rosario Murillo: “Vamos ganhando a paz e vamos ratificando nossa Nicarágua livre, nossa Nicarágua cheia de amor e paz”, disse nesta quinta-feira.

A mobilização massiva, com pessoas que seguirão à pé e de carro, busca exigir a estabilidade política e social novamente. Mas, além disso, celebrar o marco histórico que derrubou a ditadura de Anastasio Somosa em 1979 e deu início ao processo revolucionário que segue, ainda hoje, sua consolidação.

As manifestações violentas já deixaram 241 mortos, só nesta quinta-feira foram assassinados 4 policiais e um professor. “Tomamos conhecimento de aberrações sem limites, aberrações que têm sido denunciadas. Tantos crimes de ódio, tantos sequestros, torturas, destruição de casas…” lamentou a vice-presidenta.