Frente Brasil Popular convoca ato Lula Livre dia 13 na Cinelândia (RJ)

Após reunir na cinelândia milhares de pessoas neste domingo (8) aguardando a soltura do ex-presidente Lula, a Frente Brasil Popular Rio de Janeiro confirmou novo ato público nesta sexta-feira (13) pela libertação do ex-presidente. Após o descumprimento da decisão favorável a Lula, a Executiva Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT) convocou movimentos sociais e sindicais para fortalecerem os protestos que se iniciaram neste domingo.

Por Railídia Carvalho

vigilia Lula Livre 8 de julho habeas corpus Rio de Janeiro - Caíque Tibiriçá

O apoio a Lula ocorreu após o não cumprimento neste domingo do habeas corpus concedido ao ex-presidente pelo desembargador plantonista do Tribunal Regional Federal 0TRF-4, Rogério Favreto.

O juiz Sérgio Moro, em férias, mesmo sem competência, tentou suspender o habeas corpus. Outro juiz de férias, desta vez João Pedro Gebran Neto, relator dos processos da Lava Jato em seguinda instância, suspendeu a decisão de Favreto e manteve a prisão de Lula.

Estado de exceção

Em entrevista ao Portal Vermelho, Caíque Tibiriçá denunciou a manobra do judiciário que dá sequência aos efeitos do golpe de 2016. “Não foi só para tirar Dilma (a presidência eleita Dilma Rousseff) da presidência mas também para impedir Lula de ser candidato e implementar um programa de entrega do país, da soberania, de retirada dos direitos trabalhistas e da eliminação dos direitos civilizatórios” explicou Caíque, da secretaria operativa da Frente Brasil Popular no Rio de Janeiro.

Segundo ele, a violência dos tanques expressada no golpe militar foi substituída pela ação organizada de agentes públicos em consórcio com o monopólio da mídia. “Desta vez a ameaça à democracia veio através de elementos do judiciário, da Polícia Federal e do Ministério Público”.

A nota da CUT Nacional reforça a declaração de Caíque. “A postura dos procuradores da Lava Jato, do juiz Sérgio Moro, do TRF4 e da Polícia Federal escancaram a perseguição política e a utilização do Judiciário para tentar impedir que Lula possa ser candidato”, diz trecho do documento divulgado pela Central.

"Jurídico saiu de cena e político dominou"

Em entrevista publicada nesta terça-feira (10) no portal Vermelho, o jurista Aury Lopes Junior confirmam a perseguição a Lula denunciada pela CUT. Segundo ele, os abusos se caracterizam pela tentativa dos juizes Moro e Gebran interferirem para evitar o cumprimento da decisão. “O jurídico saiu de cena e o político dominou”, concluiu Aury.

Lula lidera as pesquisas à corrida presidencial com cerca de 30% das intenções de voto, variando de instituto para instituto. No dia 28 de maio, o PT formalizou a pré-candidatura do ex-presidente ao Palácio do Planalto.

Veja cenas da vigília no domingo (8) pelo Brasil

Curitiba

São Bernardo

Minas Gerais

Brasília