Lopez Obrador se consolida como favorito para presidência do México

O candidato progressista à presidência do México, Andrés Manuel López Obrador, do Movimento Regeneração Nacional (Morena), está a cada dia mais próximo de assumir o Palácio Nacional. Os mexicanos vão às urnas no próximo domingo (1) e o representante da esquerda já dispara com 18 pontos de vantagem nas pesquisas, frente a seu adversário principal adversário, Ricardo Anaya.

López Obrador - Reuters

Segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (25) pela empresa Consulta Mitofsky, López Obrador, que é ex-prefeito de Cidade do México, tem 37,7% de preferência popular bruta e este número sobe para 48,1% em “preferência efetiva”. No México não há segundo turno, então se este resultado se mantiver nas urnas no próximo domingo, será a primeira vez que a esquerda chegará ao governo através de eleições.

A mesma pesquisa mostra o principal rival de López Obrador, Ricardo Anaya, da coalizão Pelo México a Frente, com 20% de preferência bruta e 25,5% em preferência efetiva.

O governista José Antonio Maede, apoiado pelo atual presidente Erique Peña Nieto que tem uma das mais altas rejeições da história recente do país, contabiliza 17,7% de preferência bruta e 22,5% de preferência efetiva.

Por fim, o candidato independente Jaime Rodriguez Calderón tem 3,1% de preferência bruta e 3,9% de preferência efetiva.

Esta é a terceira vez que López Obrador se candidata à presidência e na última eleição, onde Peña Nieto chegou ao poder, o progressista chegou bem perto de atingir o resultado. À época, denunciou um processo de fraudes que teriam o impedido de ser eleito presidente.

Além de eleger o novo presidente, os mexicanos também elegem neste domingo os governadores e os parlamentares. A campanha foi marcada por muita violência, até o momento, mais de 110 líderes políticos já foram assassinados, desde que iniciou o processo eleitoral.