França irá acolher parte dos imigrantes do navio Aquarius

A vice-premiê espanhola, Carmen Calvo, anunciou neste sábado (16) que o governo francês irá acolher parte dos 629 imigrantes que estão dentro do navio Aquarius, resgatados por ONGs no Mar Mediterrâneo.

Navio Aquarius - MSF

De acordo com Calvo, que é a responsável pela operação de acolhimento dos refugiados, o governo espanhol aceitou a proposta apresentada pela França, após uma conversa com o embaixador francês em Madri. O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, agradeceu ao mandatário francês, Emmanuel Macron, pela oferta.

"Esta é a cooperação com a qual a Europa deve responder à crise imigratória", declarou Sánchez.

O navio Aquarius resgatou há uma semana 629 imigrantes no Mar Mediterrâneo. A embarcação solicitou autorização à Itália e Malta para desembarcar os passageiros em seus portos, mas o pedido foi negado. Na última segunda-feira (11/06), a Espanha decidiu receber os refugiados a bordo do Aquarius.

O novo governo da Itália, formado pelo partido nacionalista Liga Norte e pelo antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), tem adotado uma política hostil em relação à imigração.

A negação da Itália gerou uma tensão diplomática com a França, que acusou Roma de "cinismo e irresponsabilidade".

Ontem, o premiê italiano, Giuseppe Conte, reuniu-se com Macron, em Paris, na tentativa de amenizar a crise e sugerir novas soluções ao problema imigratório.

Neste sábado, o ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, voltou a afirmar que nenhum outro navio de ONG que resgata imigrantes no mar terá autorização para atracar no país.

"Fiquem sabendo que a Itália não quer mais ser cúmplice da imigração clandestina. Vocês devem procurar outros portos, não italianos, para se dirigirem. Como ministro e como pai, faço isso pelo bem de todos", escreveu Salvini em sua conta Facebook.