China e Irã fortalecem cooperação estratégica e abrangente

O presidente da China, Xi Jinping, e seu homólogo iraniano, Hassan Rouhani, decidiram em reunião realizada no último domingo (10), reforçar a cooperação pragmática bilateral

Irã e China

Os dois líderes atingiram os consensos durante as conversações depois de participar da 18ª cúpula da Organização de Cooperação de Xandai (OCX) na cidade costeira de Qingdao, Província de Xandong, leste da China.

Xi deu as boas-vindas a Rouhani por sua visita à China e sua participação na cúpula.

Xi recordou que a China e o Irã anunciaram o estabelecimento da parceria estratégica abrangente durante sua visita de Estado ao Irã em 2016 e disse que depois os dois países aumentaram a cooperação e implementaram plenamente os consensos atingidos entre o presidente Rouhani e ele.

A China e o Irã atingiram resultados frutíferos em diversos âmbitos de cooperação e foram testemunhas de intercâmbios entre povos cada vez mais próximos, disse Xi.

Além de assinalar que existe potencial para que aprofundem suas relações, Xi disse que a China está disposta a trabalhar com o Irã para promover juntos o desenvolvimento estável e de longo prazo da parceria estratégica abrangente.

Xi pediu que as duas partes tomem as relações políticas que estão se aprofundando como princípio global para aumentar de forma constante a confiança mútua estratégica, aumentar os intercâmbios em todos os níveis e continuar entendendo-se e apoiando-se em assuntos de grande preocupação relacionados com os respectivos interesses fundamentais.

A China e o Irã devem impulsionar a cooperação pragmática concentrada na Iniciativa do Cinturão e Rota, promover a cooperação na aplicação da lei e em segurança centrada no combate ao terrorismo, e aprofundar os intercâmbios e a cooperação entre povos com o objetivo de aumentar a amizade China-Irã, disse Xi.

Xi descreveu o acordo nuclear iraniano como um importante êxito do multilateralismo e disse que o acordo facilita a manutenção da paz e a estabilidade no Oriente Médio e o regime internacional de não proliferação, e que este deve continuar sendo implementado com sinceridade.

A China apoia de forma constante a solução pacífica das disputas e dos assuntos conflitivos internacionais e está disposta a fortalecer a cooperação com o Irã nos marcos multilaterais e promover a construção de um novo tipo de relações internacionais, disse Xi.

Rouhani expressou sua felicitação pela bem-sucedida conclusão da cúpula da OCS em Qingdao.

A visita que Xi fez ao Irã há dois anos elevou de forma significativa as relações bilaterais, disse Rouhani, acrescentando que o Irã se sente feliz pelo desenvolvimento sem contratempos da parceria estratégica abrangente Irã-China.

O Irã está disposto a aprofundar a cooperação pragmática em diversos âmbitos com a China e a implementar bem os acordos de cooperação sobre a construção conjunta do Cinturão e Rota, assinalou Rouhani.

A existência do acordo nuclear iraniano enfrenta atualmente desafios e o Irã espera que a comunidade internacional, incluindo a China, desempenhe um papel ativo no adequado manejo dos assuntos pertinentes, disse Rouhani.

Depois das conversações, Xi e Rouhani foram testemunhas da assinatura de acordos de cooperação bilateral.