Orlando condena violência das tropas israelenses contra palestinos

O líder do PCdoB na Câmara, deputado Orlando Silva (SP), condenou na noite de terça-feira (15), a brutalidade de Israel contra palestinos na Faixa de Gaza. Na última segunda-feira (14), tropas israelenses mataram dezenas de palestinos que participaram de manifestações na fronteira com Gaza no dia em que os Estados Unidos inauguraram sua embaixada em Jerusalém. 

Orlando - Richard Silva/PCdoB na Câmara

Desde 2014 não havia um embate tão violento na região. De acordo com autoridades do Ministério da Saúde palestino 60 manifestantes foram mortos e 2,7 mil ficaram feridos por armas de fogo, gás lacrimogêneo ou outros meios.

“O que tem acontecido nos territórios ocupados na Palestina é uma violência inominável, brutal. O mundo inteiro acompanhou a repressão que o Estado de Israel ofereceu contra o povo palestino. Muitos chefes de Estado repreenderam a autoridade de Israel pela violência completamente desproporcional utilizada pelas Forças Armadas daquele país. É importante que o governo do Brasil repudie a violência de Israel e renove o seu reconhecimento ao Estado palestino, à autonomia do povo palestino. Que o governo brasileiro exija que o Estado de Israel cesse a agressão que faz contra o povo palestino e que o Brasil se some com as nações que se levantam em defesa da paz, com as nações que defendem a negociação, o entendimento”, disse.

Durante sessão do Congresso Nacional, Orlando também pediu um minuto de silêncio em memória aos mortos na Faixa de Gaza e criticou a ação dos Estados Unidos. Segundo o parlamentar, a decisão do presidente norte-americano, Donald Trump, de instalar a embaixada americana em Jerusalém foi um dos fatores que detonaram a nova onda de violência.

“Que o Brasil não siga o caminho de Donald Trump, que é o caminho belicista, que é o caminho imperialista, que é o caminho de fazer uma agressão não apenas ao povo palestino, mas agressão a uma cidade, como é a cidade santa de Jerusalém”, afirmou.

Orlando reiterou o apoio da bancada comunista ao Estado palestino e defendeu o ativismo do Brasil na defesa da paz.

Confira a íntegra do discurso.