UNE convoca estudantes a defenderem Lula

A União Nacional dos Estudantes chama todos e todas às ruas para lutar pela democracia. Segundo a entidade, "querem tirar das mãos do povo o direito de decidir sobre os rumos do país, com uma prisão injusta e sem provas".

Marianna Dias, presidenta da UNE, no Sindicato dos Metalúrgicos (06/04/2018) - Vangli Figueiredo

Confira a nota divulgada pela UNE em apoio ao ex-presidente Lula:

Hoje é dia de luta pela democracia

Ontem saiu uma ordem de prisão para o ex-presidente Lula, que significa mais um passo no aprofundamento do golpe no Brasil. Querem tirar das mãos do povo o direito de decidir sobre os rumos do país, com uma prisão injusta e sem provas. Uma prisão eminentemente política!

Nós estudantes historicamente estivemos na linha de frente da luta pela democracia e cumprimos um papel decisivo nos períodos de acirramento da luta política no nosso país! E nesse momento não pode ser diferente.

Nesse sentido, orientamos que as entidades de base e gerais se posicionem diante desse ataque antipopular, antinacional e antidemocrático!

As entidades devem se posicionar contra a prisão política de Lula, traduzindo através de notas ou vídeos a situação política do país, fazendo a disputa ideológica nas universidades e denunciando que a perseguição a Lula faz parte do mesmo enredo que ataca as universidades públicas, a nossa soberania e os nossos direitos. E além disso, devemos reforçar a convocação para as mobilizações de cada estado ampliando a participação da "mocidade brasileira" nas trincheiras dessa batalha!

A UNE somos nós, nossa força e nossa voz