Partido Comunista da Venezuela apoia candidatura de Maduro

O Partido Comunista da Venezuela (PCV) decidiu apoiar a candidatura do atual presidente do país, Nicolás Maduro, nas eleições gerais que acontecem no próximo dia 22 de abril.

Nicolás Maduro - Reuters

Este pacto entre os partidos busca fortalecer o desenvolvimento do socialismo na Venezuela e inclui 17 pontos de cooperação, todos voltados à proteção dos direitos dos trabalhadores. Para Maduro, o Partido Comunista “é o principal fundador e defensor da democracia do século 20”.

O partido de Nicolás Maduro, PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela) é o maior do país e tem presença em prefeituras e governos de todo o território venezuelano. No entanto, o apoio do PCV é fundamental para este momento em que o clima político está acirrado no país.

As eleições foram convocadas pela Assembleia Constituinte e acontecem no próximo dia 22 de abril para eleger o novo presidente para o período de 2019 a 2025. Maduro, que foi eleito uma vez e tem direito a concorrer à reeleição, tem até esta terça-feira (27) para formalizar sua candidatura junto à justiça eleitoral.

A Constituinte propôs também realizar as eleições legislativas ao mesmo tempo que as presidenciais, esta não é uma prática comum no país.