Estudantes pressionam lobby de armas nos EUA

Na semana após o tiroteio que matou 17 de seus colegas e professores na Florida, David Hogg e outros alunos conseguiram lançar um movimento que reformulou o debate sobre o controle de armas, algo que poderia influenciar nas próximas eleições legislativas de novembro nos Estados Unidos, além de colocar contra a parede a poderosa Associação Nacional do Rifle (NRA, segundo a sigla em inglês)

protestos na Florida pela restrição da venda de armas - Colin Hackley / Reuters

Já em vários conglomerados econômicos estão desfazendo alianças e negócios em comum, procurando um distanciamento da associação.

Olhando sem medo para as câmeras de televisão, Hogg e outros estudantes que sobreviveram ao massacre na escola de Parkland no dia 14 de fevereiro estão exigindo dos legisladores a restrição da venda de armas, focando nos políticos que recebem fundos da NRA. Eles levaram o assunto para as redes sociais, com o objetivo mobilizar seus colegas de todo o país a realizar uma greve escolar nacional no dia 14 de março e se concentrar em Washington dez dias depois para comemorar a "Marcha para nossas vidas".

Agora, os estudantes estão se concentrando nas eleições de novembro, após entrarem em um debate que polariza há muito tempo os Estados Unidos entre aqueles que defendem a posse de armas como um direito constitucional e aqueles que exigem medidas para impedir os tiroteios massivos.

"Vamos nos certificar de que todos saibam quanto dinheiro seu político da NRA obteve", disse Hogg. Sua intenção é influenciar não só aqueles que vão votar pela primeira vez este ano, mas todos os eleitores.

Os alunos parecem ter feito mais progressos em alguns dias do que em todos os anos de campanha contra armas de fogo, luta que vem enfrentando a oposição dos republicanos no Congresso que defendem ferozmente seus direitos constitucionais. O movimento estudantil está forçando os doadores a cortar fundos para a NRA e a pressionar os legisladores a deixarem de receber dinheiro do grupo.

No sábado (24), as companhias aéreas Delta Air Lines e United Airlines se juntaram às grandes corporações que estão cortando suas relações comerciais com a NRA.

O First National Bank of Omaha planeja cancelar seu acordo de cartão de crédito com a NRA
depois de ouvir os clientes na sequência dos recentes tiroteios em massa.
"Os comentários dos clientes nos levaram a rever nosso relacionamento com a NRA", disse Kevin Langin, porta-voz do banco Nebraska, em um comunicado.

Sob a pressão popular expressada pelos internautas nas redes sociais, as empresas de aluguel de carros Hertz e Enterprise, as companhias de seguros Metlife e Chubb e a sociedade de segurança informática, a Symantec não quer mais permanecer associada à NRA.

Na última sexta-feira (23), essas sociedades encerraram oficialmente suas respectivas alianças, que na maioria dos casos consistiam em dar benefícios aos membros da NRA que desejassem, por exemplo, alugar um carro ou obter seguro específico.

Um dos maiores bancos nos EUA, o Bank of America, anunciou por sua vez que ia analisar suas relações com os fabricantes de armas. "Nós nos juntamos a outros grupos em nosso setor para ver o que podemos fazer para acabar com a tragédia desses tiroteios assassinos", disse o banco, explicando que "entraria em contato com o número limitado de clientes que fabricam rifles de assalto não militares para ver como eles podem colaborar nesta responsabilidade compartilhada ".

Além disso, na sexta-feira (23), o hashtag #BoycottNRA (boicotar a NRA) foi uma das principais tendências do Twitter.

Os mesmos ativistas adolescentes estão colecionando milhões de dólares de celebridades como Oprah Winfrey e George Clooney, além de desfrutar da publicidade gratuita das estrelas de Hollywood e do conhecimento organizacional de grupos como A Marcha das Mulheres.

O que parece diferente desta vez é a mobilização quase instantânea e o poder das redes sociais, onde seus discursos apaixonados se tornaram virais, de acordo com especialistas. "É a tempestade perfeita de jovens que não podem ter a autoridade de sua voz negada, porque seus amigos acabaram de ser assassinados; eles têm controle das redes sociais, a capacidade de falar com os meios de comunicação de massa, eles têm o apoio de as celebridades e a infraestrutura organizacional ", disse Sasha Costanza-Chock, professora associada de mídia cívica no MIT.

Os democratas juntaram-se ao apoio aos adolescentes, esperando que o movimento possa ajudá-los na eleição, aumentando a participação historicamente baixa entre os jovens eleitores. "Temos que nos juntar a esse movimento", disse o estrategista democrata Rodell Mollineau. "A solução para a violência das armas neste país pode ser geracional e não partidária. Pode ser a geração que finalmente progride neste assunto ".

Por outro lado, os republicanos alertaram que não está claro que os estudantes ganharão impulso para além da Flórida, onde pressionaram o governador republicano Rick Scott a propor leis de armas mais duras. "Eu seria cauteloso quando se trata de reconhecer uma tendência nacional com base em uma semana em que as emoções foram elevadas", disse o estrategista republicano Rory Cooper.

As Chaves

A NRA possui 5 milhões de sócios

A Associação Nacional do Rifle (NRA) data de 1871 e se tornou um poderoso órgão de lobby pró-armas. Possui 5 milhões de sócios e seu poder está baseado no financiamento de campanhas políticas.

Trump recebeu 30 milhões para a sua campanha

O presidente Trump recebeu para a sua campanha presidencial – na qual derrotou Hillary Clinton- 30 milhões de dólares da NRA, destacando sempre que os parceiros da associação são “patriotas”.

A Segunda Emenda, a base constitucional

O direito de portar armas dos cidadãos americanos tem status constitucional graças à Segunda Emenda, que foi criada em 1791, pouco depois da Independência e em um contexto de grande instabilidade.

“Essa polícia é covarde”

O presidente Trump chamou de “covarde” Scot Peterson, o policial que estava fora da escola de Parkland, e que não fez nada enquanto Nikolas Cruz assassinava 17 pessoas. “É um covarde (…) ou simplesmente congelou diante de tanta pressão”, afirmou Trump na Casa Branca.

Foi assim que o presidente respondeu às perguntas dos jornalistas sobre a atuação de Peterson depois de vir a público que o policial da reserva evitou entrar no centro escolar durante o tiroteio.

A pergunta é: se um policial treinado ficou paralisado, o que aconteceria com um professor em uma situação similar, uma vez que Trump deseja armar os professores?

Associação Nacional do Rifle Rechaça qualquer tipo de proibição

A Associação Nacional do Rifle dos Estados Unidos (NRA) rejeitou no domingo (25) as modestas propostas do presidente Donald Trump e outros republicanos para mudar as leis das armas após o tiroteio.

O poderoso grupo de advocacia para a propriedade de armas não suporta as iniciativas de Trump para aumentar o limite de idade na compra de certos tipos de armas e proibir os acessórios conhecidos como "estoque de colisão" que permitem que os rifles semi-automáticos disparem em centenas de rodadas por minuto, disse uma porta-voz no programa de televisão 'This Week' no ABC.

"A NRA não suporta qualquer proibição", disse Dana Loesch.

Trump foi apoiado pela NRA em sua campanha para as eleições presidenciais de 2016 e muitas vezes destaca seu apoio ao direito constitucional de ter armas.

Mas o massacre de 14 de fevereiro em uma escola secundária da Flórida mobilizou estudantes para impulsionar restrições à venda de armas, encorajou várias empresas a cortar laços com a NRA e relançaram ativistas anti-armas. À medida que as eleições legislativas de novembro se aproximam, Trump e os republicanos serão mais pressionados para mostrar que respondem às preocupações com a segurança escolar sem irritar seus defensores que se opõem ao controle de armas.

Desde o tiro na Flórida, Trump concordou em armar e treinar alguns professores para "dissuadir os insanos", como uma forma de solução altamente criticada e controversa.