Disciplina da UnB sobre o golpe fica lotada e tem lista de espera

A disciplina “Tópicos Especiais em Ciência Política 4: O golpe de 2016 e a democracia”, do professor Luís Felipe Miguel, na UnB, já está lotada e tem 40 pessoas na lista de espera. A procura pode ser ainda maior quando o sistema da universidade reabrir para o período de ajuste de matrícula, nesta segunda-feira (26).

universidade - Wilson Dias/Agência Brasil

A descrição da disciplina (eis a íntegra) acusa o governo Temer de fazer “ataque às liberdades e à democracia” e de ter uma “agenda de retrocesso”. De acordo com o plano de aula, haverá uma discussão sobre as “possibilidades” de “restabelecimento do Estado de direito” depois do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (em 2016). O semestre começará no dia 5 de março.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse ao Poder360 na quarta-feira (21) que pretendia enviar um ofício a vários órgãos de controle para que seja analisada a legalidade do curso oferecido pela Universidade de Brasília.

“Está claro que não houve base científica na criação desse curso. Contraria as boas práticas da educação. Alguém não pode ter uma ideia ou uma opinião e simplesmente oferecer dentro de uma universidade um curso”, declarou Mendonça Filho.

Em sua conta do Facebook, o professor Luis Felipe Miguel afirmou que “muitos têm também sugerido formas de ampliar o alcance da disciplina, como transmissão on-line ou aulas em espaços abertos“. No entanto, disse que este não é o objetivo agora. “O principal é reafirmar que se trata de uma disciplina normal, a ser ministrada normalmente na universidade. Ela não é um acontecimento político –exceto, claro, no sentido de que o processo de ensino e aprendizagem é sempre um ato político.” Disse também que, se for possível, divulgará parte do conteúdo do curso para circulação mais ampla.