“Estou botando limites”, diz Maia sobre “protagonismo” do governo

Rodrigo Maia (DEM-RJ) continua destilando suas críticas ao governo Temer. Nesta quarta-feira (21), o presidente da Câmara afirmou novamente que as medidas econômicas anunciadas pelo Palácio do Planalto são desrespeitosas com o Parlamento.

Maia e Temer - Givaldo Barbosa

“Agora quer [o governo] ser protagonista até de pauta que já estava no Congresso. É brincadeira. Muitas das medidas estavam em discussão no Congresso já. Os caras querem tudo. Não estou batendo, estou colocando limites”, afirmou.

Na segunda-feira (19), após declinar da votação da Reforma da Previdência, o governo anunciou um “novo” pacote econômico. Das 15 medidas anunciadas, pelo menos 11 eram requentadas e apenas duas não estão em tramitação no Congresso.

“Pode deixar que a gente sabe o que fazer. Por exemplo, tem aqui a discussão da segurança pública, estamos tocando isso. Cada um na sua”, disse o democrata, que vem assistindo sua pauta ser “tomada” por Temer, num aceno da possibilidade de o emedebista disputar o pleito deste ano.

Enquanto líderes do governo pedem celeridade na tramitação das 15 medidas para acalmar o mercado, Maia afirmou ainda que até março, talvez, duas pautas avancem.

A chamada "Agenda 15" é a principal resposta do governo para manter o protagonismo político no Congresso após a intervenção federal no Rio de Janeiro, que impede mudanças no texto constitucional e, portanto, inviabiliza a Reforma da Previdência.