Lula: Estou no banco dos réus mas povo é o condenado

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não se surpreendeu com o resultado do Tribunal Regional Federal (TRF-4), que manteve nesta quarta–feira (24) a condenação do juiz Sérgio Moro sobre o tríplex do Guarujá (SP). Em ato realizado à noite no centro de São Paulo, Lula disse que houve um pacto entre o Judiciário e a imprensa para colocar um ponto final no projeto popular iniciado nos governos do PT.

Por Railídia Carvalho

Lula - Foto: Guilherme Imbassahy/ Jornalistas Livres

“Eles já não admitiam mais a ascensão social das pessoas mais pobres, dos trabalhadores. Não suportavam mais a ascensão dos mais pobres à escolaridade, da creche à universidade, não suportavam o programa que mandava os jovens estudar no estrangeiro. Não suportavam o crédito a trabalhadores rurais, para habitação popular com Minha Casa Minha Vida”, enumerou Lula.

O ex-presidente desafiou os desembargadores do TRF-4 a apresentarem uma prova do crime que ele supostamente teria cometido. “Eu já tinha desafiado a Polícia Federal , o Ministério Público da Lava Jato, o Moro. Agora quero desafiar os três que me julgaram a apontar um único crime que eu tenha cometido. Esse processo está subordinado à Rede Globo, ao Estadão, à Veja, à Folha de S. Paulo, à imprensa brasileira que não admite a ascensão social que o povo conquistou. Nunca admitiu e nem vai admitir.”

Lula assegurou que não está preocupado com uma possível prisão. “Eles não podem prender o sonho de liberdade. Podem prender o Lula mas as ideias já estão colocadas na cabeça da sociedade brasileira. Já sabem que é gostoso comer bem, morar bem, que é gostoso viajar de avião, que é gostoso comprar carro novo, ter uma casa com televisão, computador”, exemplificou.

Levantar a cabeça e continuar a trajetória para construir o futuro desse país. Esse foi o pedido feito por Lula ao público de cerca de 50 mil pessoas que lotou a Praça da República. “O Lula é insignificante perto da consciência do povo brasileiro, que começa a mostrar que não aceita mais subserviência.” De acordo com o ex-presidente, os homens e mulheres brasileiros são “mais fortes, mais corajosos e mais conscientes que o Lula”.

Ele mandou um recado às elites brasileiras. “Só tem um jeito de me tirar da luta que é quando eu morrer mas enquanto esse coração velho bater, enquanto esses olhos enxergarem e enquanto a cabeça pensar, a luta pelas conquistas do povo brasileiro vai continuar. Não desistam nunca, não esmoreçam nunca porque eles estão tirando de nós o direito de ser feliz, o direito de sonhar e de ter esperança. E uma sociedade sem sonhos, sem esperança e sem direito não é uma sociedade, é uma boiada e nós somos seres humanos não uma boiada.”