Condenação de Lula é “AI-5 do golpe”, diz Miguel Nicolelis

O cientista brasileiro Miguel Nicolelis qualificou a condenação sem provas do ex-presidente Lula como o “AI-5 do golpe”. Com a alusão à ditadura militar, ele denuncia a “supressão do Estado de Direito”.

Miguel Nicolelis - José Luiz Somensi

Para Nicolelis, os que hoje comemoram a ação judicial arbitrária contra Lula, podem, num futuro próximos, também ser vítimas uma vez que isso abre precedentes para violações da Justiça. “A História será implacável para com todos que conspiraram para a supressão do Estado de Direito. Hoje celebram a condenação sem provas do inimigo; amanhã pode ser a vez deles sofrerem o mesmo desatino”, disse.

O cientista também comparou Lula a Nelson Mandela, ao usar o exemplo da África do Sul para dizer que hoje, anos depois, a sociedade se lembra de quem foi condenado inocente, e não dos algozes. “Ninguém, muito menos a história, lembra do nome dos juízes que condenaram Mandela na África do Sul do apartheid. A História só guardou o nome do condenado. Como herói. E o povo, no devido tempo, o elegeu presidente do seu país. Brasil pode virar a África do Sul do século 21”.

Lula foi condenado a 12 anos de prisão nesta quarta-feira por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mesmo sem provas de que o tríplex do Guarujá seja do ex-presidente. “AI-5 do Golpe de 2016 acaba de ser promulgado para delírio de alguns paneleiros”, afirmou Nicolelis em sua conta oficial no Twitter.