Lula: Véspera do julgamento é marcado por vigílias na Justiça Federal

Na capital e no interior de São Paulo, em Belém (PA) e Salvador (BA) as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, integradas por movimentos sociais e sindicais, realizam vigílias que se iniciam no final da tarde desta terça-feira (23) para aguardar o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A partir das 8h desta quarta-feira (24) Lula terá recurso julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4ª), em Porto Alegre.

Por Railídia Carvalho

Tribunal Popular em Salvador direito de lula ser candidato - Jamile Araújo/ Brasil de Fato

Condenado a nove anos e seis meses de prisão no caso do tripléx do Guarujá (SP), Lula contesta a sentença do juiz Sérgio Moro.

“O que está em jogo neste julgamento é todo um projeto que diz respeito à construção de uma nação e a conquista de alguns avanços que agora estão sendo destruídos”, definiu José Faggian, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Na opinião dele, o golpe que destituiu a presidenta Dilma Rousseff tem sua próxima etapa com a condenação de Lula. “O golpe aconteceu para retirar direitos dos trabalhadores, retirar a aposentadoria e entregar as riqueza do pais ao setor internacional”, completou o dirigente.

De acordo com Wagner Gomes, secretário-geral da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Lula é alvo do consórcio que deu o golpe porque está ao lado dos trabalhadores. “O ex-presidente demonstrou isso nos seus dois mandatos, então eles querem fazer o serviço completo condenando Lula para inviabilizar a candidatura a presidente da República e estrangulando o movimento sindical através do corte das verbas sindicais para que as entidades não tenham poder de reação”, explicou Wagner.

Omissão da Justiça

Denunciar para a população o papel que setores da Justiça brasileira assumiram no golpe parlamentar. Segundo Faggian, esse é o um dos objetivos dos movimentos em diversas cidades do Brasil ao realizar as vigílias nas sedes da Justiça Federal. “Uma presenta foi destituída sem crime e a justiça não fez nada. Um ex-presidente que representa todo um projeto de distribuição de renda para os mais necessitados pode ser condenado sem provas. É esse o papel que a justiça brasileira vem se prestando”, avaliou Faggian. “Por isso é fundamental que a classe trabalhadora vá para as ruas em São Paulo e nos atos e vigílias pelo Brasil”, convocou.

São José do Rio Preto e Campinas também programaram atividades nas sedes da Justiça Federal nas respectivas cidades. Na Capital, o dia 24 também terá ato político , a partir das 17h, na praça da República. A manifestação se encerrará com a Caminhada Democrática rumo à avenida Paulista. O ato das Frentes que seria organizado na avenida teve que ser cancelado porque o Movimento Brasil Livre (MBL) teria agendado manifestação para o mesmo local com antecedência. Essa foi a justificativa dada às frentes.

Em Salvador, além de ato em frente ao Fórum Ruy Barbosa, a Frente Brasil Popular programou um Tribunal Popular nesta terça-feira. Sara Mercês, advogada, e uma das organizadoras dos Juristas pela Democracia afirmou nas redes sociais da CUT-Bahia que “o nosso principal objetivo com tribunal popular além de prestar a indignação com a condenação em primeira instância terá um caráter didático, jurídico e político visando demonstrar aos baianos a violação de preceitos constitucionais devido ao processo ilegal do estado democrático de direito, algo tão caro para o povo brasileiro. Não vamos abrir mão de ir às ruas para impedir o cercear do direito de Lula ser candidato nas próximas eleições”, afirmou.

Outras manifestações pelo Brasil

São Paulo (SP)



Garanhuns (PE)

Itaituba (PA)



Teresina (Piauí)

Goiânia (GO)


Maceio (Alagoas)