Facebook muda estratégia para "elevar interatividade" 

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (11) a maior modificação nos conteúdos da sua rede social dos últimos anos. Agora, o feed de notícias de cada usuário dará prioridade às publicações compartilhadas por familiares e amigos, deixando as de marcas, meios de comunicação e famosos em segundo plano.

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O criador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou uma mudança no feed de notícias da rede social. Vão diminuir a quantidade de posts de empresas, marcas e páginas em geral, e aumentar a quantidade de conteúdos publicados pela família e pelos amigos do usuário.

"Os vídeo e outros conteúdos públicos explodiram no Facebook nos últimos anos. Uma vez que existe mais conteúdo do tipo do que as postagens de seus amigos e familiares, o saldo do que está no feed de notícias deslocou-se da coisa mais importante que o Facebook pode fazer – nos ajudar a conectar uns com os outros."

Zuckerberg ainda reconhece que o tempo que os usuários gastam na rede social poderá diminuir, mas afirma que este terá um valor maior. "Por exemplo, há muitas comunidades fortemente unidas ao redor de programas de TV ou times esportivos. Vemos pessoas interagindo mais em relação a vídeos ao vivo do que aos comuns.

De acordo com ele, "o mundo se sente ansioso e dividido, e o Facebook tem muito trabalho a fazer – seja protegendo a nossa comunidade contra abusos e ódio, defendendo a interferência de estados-nação, ou assegurando que o tempo gasto no Facebook seja bem gasto".

Duas mudanças vitais aí:

O compartilhamento e as curtidas perdem força. O que importa, agora, são as conversas nos comentários. 

1 – Páginas de marcas e publicações terão um alcance ainda menor.
2 – O segundo ponto é delicado porque piora uma situação que já é muito ruim para quem depende do Facebook para conseguir a atenção das pessoas. Converse com qualquer profissional que trabalhe com mídias sociais e, eventualmente, ele reclamará do alcance do Facebook. (Dos cinco últimos posts do Manual do Usuário compartilhados lá, o de maior alcance foi visto por 873 pessoas, ou 13,5% do total de pessoas que curtem a página.)