Pré-candidatura Manuela D'Ávila repercute em jornais internacionais

A formalização da pré-candidatura de Manuela D’Ávila pelo 14º Congresso do PCdoB, ocorrido entre os dias 17 e 19 de novembro, repercutiu também na imprensa internacional. Jornais do Chile e do Uruguai, assim como a rede de notícia latino-americana Telesur destacaram a trajetória da deputada comunista e enumeraram algumas de suas principais propostas. 

Manu Telesur - Foto: Reprodução

“A jovem que busca um caminho próprio”. É como o jornal chileno El Mercurio intitula o perfil de Manuela D’Ávila na reportagem “Os novos rostos que podem chegar ao Palácio do Planalto”, publicada nesta quinta-feira (22). A matéria afirma que a pré-candidata do PCdoB à presidenta da República é “apaixonada difusora dos direitos humanos e da igualdade de gênero, foi eleita diversas vezes por organizações não-governamentais como uma das melhores parlamentares do Brasil”.

El Mercúrio cita a trajetória de Manuela como parlamentar e ressalta que, quando deputada federal, foi a única mulher a atuar como líder de partido na Câmara dos Deputados. Quanto às propostas, o diário chileno destaca a “defesa da Frente Ampla para elaborar uma alternativa para a retomada do crescimento do PIB e a valorização do trabalho no Brasil”. Na opinião da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialista em campanhas eleitorais Maria Lúcia Moritz, ouvida pelo jornal, “a candidatura é importante e interessante tanto do ponto de vista de gênero como pela decisão do PCdoB de buscar um caminho próprio”.

O semanário El Popular, do Uruguai, afirma que “os comunistas do PCdoB resolveram apresentar a pré-candidatura de Manuela D’Ávila com a finalidade de oferecer uma opção mais ligada ao campo popular (já existe outros candidatos como Ciro Gomes) e garantir visibilidade ao Partido durante a disputa presidencial”. O jornal, ligado ao Partido Comunista do Uruguai, informa que, em seu discurso no congresso do PCdoB, Manuela enfatizou “a necessidade de enfrentar o desmonte do aparelho social e produtivo do Estado, avançar na pesquisa estatal e no desenvolvimento para a produção, além de ressaltar o papel dos trabalhadores, das mulheres, dos jovens e dos movimentos sociais como forças atuantes na defesa do desenvolvimento nacional brasileiro”

A rede de notícias Telesur noticiou a aclamação de Manuela D’Ávila pelo Congresso do PCdoB e ressalta a afirmação da deputada gaúcha de que “espera unir e fortalecer a esquerda do Brasil contra o governo do presidente Michel Temer”.

A Telesur destaca também que a presidenta do PCdoB, Luciana Santos afirmou que a pré-candidatura de Manuela visa produzir políticas progressistas para combater múltiplas crises que afetam o Brasil. “A presidenta do PCdoB acrescentou que o objetivo principal é que uma candidatura progressista vença as eleições presidenciais do próximo ano”, afirma a matéria da Telesur.