Submarino argentino desaparece dos radares com 37 pessoas a bordo

O navio ARA San Juan desapareceu na zona sul do mar argentino na última quarta-feira (15). Segundo informações da imprensa local, a embarcação contava com 37 pessoas a bordo, entre elas, oito oficiais.

Submarino - AP

Ainda segundo a imprensa local, parece não haver nenhum motivo especial para o desaparecimento. Tudo indica que o submarino perdeu o contato com os radares quando realizava manobras rotineiras.

Assim que os radares perderam a conexão, a Marinha deu início às buscas. Três equipes, divididas em duas embarcações marítimas e um avião participam da operação de busca no Golfo de San Jorge.

De 2008 a 2014, o submarino ARA San Juan que entrou em serviço em 1985, passou por reparos no estaleiro argentino Tandanor para estender sua durabilidade por mais 30 anos.

Durante a reparação foram substituídos quatro motores de diesel, motores de propulsão a jato e 960 baterias, válvulas e mecanismos internos.

No início deste mês, o ARA San Juan, junto com outros navios, recebeu autorização para participar de treinamentos conjuntos e missões de patrulhamento marítimo.