Jandira Feghali: A política de segurança do Rio faliu

Após o acirramento dos confrontos no Rio de Janeiro, militares do Exército foram encaminhados à favela da Rocinha, na zona sul da cidade, nesta sexta-feira (22), horas após o anúncio do reforço anunciado pelas autoridades de segurança. De acordo com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, foram deslocados 950 homens das Forças Armadas – dos quais 700 da Polícia do Exército – e pelo menos dez blindados vão participar do cerco.

crise Rio - Vladimir Platonow

A ideia era liberar os policiais do Rio para que eles possam subir o morro para fazer o enfrentamento com os traficantes que dominam a comunidade.

Em uma transmissão ao vivo em sua página do Facebook, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) afirmou que há uma geração de pânico na cidade e que o episódio explicita a falência da política de segurança do Rio. “A orientação é não sair de casa. É a falência total. Não temos governo e estamos angustiados, assim como a sociedade, e precisamos ter saídas. Estamos atentos, buscando soluções e saídas para este estado onde tudo faliu”, disse.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) participou da transmissão e lembrou que já apontava a necessidade de uma nova política para a área na disputa eleitoral, quando concorreu com o atual governador, Luiz Fernando Pezão. “Infelizmente, nada aconteceu. Precisamos de um governo que pense no povo. Hoje, falta uma política clara de segurança pública. Tá todo mundo assustado no Rio. É como se não houvesse governo”, afirmou.

A comunidade da Rocinha é alvo de operações diárias da Polícia Militar desde o último domingo (17), quando houve confrontos entre grupos criminosos rivais pelo controle de pontos de venda da comunidade.

Na manhã desta sexta-feira, um tiroteio intenso entre policiais e criminosos provocou o fechamento da Auto-Estrada Lagoa-Barra, que liga o bairro de São Conrado à Gávea. Cinco escolas e três unidades de educação infantil da prefeitura fecharam as portas, deixando quase 2.500 alunos sem aulas.