China quer desempenhar papel ativo na reconstrução da Síria

As autoridades da China têm a intenção de ver Pequim desempenhar um papel de destaque nos trabalhos de reconstrução da Síria, devastada por uma guerra civil que já se estende por mais de seis anos. A afirmação foi feita nesta quinta-feira por um enviado especial do governo chinês

Ataque com mísseis na Síria - Agência Brasil

"Embora o conflito não tenha acabado completamente, isso não significa que as partes não pensam sobre a preparação para reconstruir a nação. A China tem a intenção e a capacidade para ser um participante ativo e forte no processo de reconstrução", afirmou Xie Xiaoyan em declarações à imprensa. "O governo encoraja as companhias chinesas a participar do processo, porque o país precisa ser reconstruído".

Ainda segundo Xie, apesar do grande desejo de Pequim, a China não pode cuidar desses trabalhos na Síria sozinha, e, por isso, precisará da ajuda de outros parceiros internacionais.

"De acordo com alguns relatórios, são necessários de 200 a 300 bilhões de dólares para completar esses trabalhos. Acho que todos os países, tanto de dentro como de fora da região, precisam reunir esforços para a reconstrução. Cada país deve fazer sua própria contribuição", disse o enviado chinês, destacando, ao mesmo tempo, o crescimento da participação chinesa na promoção de ajuda humanitária pelo mundo.