China e Rússia prometem coordenação em segurança estratégica

O conselheiro de Estado chinês Yang Jiechi e o secretário do Conselho de Segurança da Rússia Nikolai Patrushev copresidem a 13ª rodada de consultas sobre segurança estratégica entre a China e a Rússia em Beijing, capital da China, em 26 de julho de 2017.

china russia

A China e a Rússia concordaram em fortalecer a comunicação e a coordenação durante a 13ª rodada de consultas sobre segurança estratégica realizada em Pequim na quarta-feira.

As consultas foram copresididas pelo conselheiro de Estado chinês Yang Jiechi e pelo secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev.

Yang elogiou o forte impulso das relações bilaterais como seu melhor momento da história e pediu que as duas partes elevem mais a confiança e a coordenação estratégicas mútuas, promovam a cooperação em segurança, e reforcem o apoio nos assuntos de interesse fundamental de cada um.

Durante a visita de Estado feita pelo presidente chinês Xi Jinping à Rússia no início deste mês, Xi e seu colega russo Vladimir Putin assinaram um comunicado conjunto sobre o aprofundamento da parceria de coordenação estratégica integral entre a China e a Rússia.

"As duas partes devem cumprir o importante consenso alcançado por seus chefes de Estado, promover as relações bilaterais e proteger seus interesses comuns na segurança estratégica", disse Yang.

"Promover a parceria de coordenação estratégica integral dos dois países é uma prioridade na diplomacia da Rússia", afirmou Patrushev, que prometeu uma maior cooperação com a China em segurança estratégica e uma maior coordenação nos assuntos internacionais.

As duas partes também concordaram em fortalecer a coordenação para o êxito da 7ª reunião de Altos Representantes dos Assuntos de Segurança do BRICS, que terá lugar na quinta e sexta-feiras em Beijing.

Yang presidirá a reunião, que atrairá os altos representantes dos assuntos de segurança dos países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), incluindo Patrushev.