Juiz manda suspender aumento de imposto sobre combustíveis

O juiz Renato Borelli, da 20ª Vara Federal de Brasília, atendendo a um pedido feito em ação popular, determinou nesta terça-feira (25) a suspensão imediata do decreto do governo de Michel Temer que elevou a alíquota de PIS/Cofins sobre combustíveis.

Fato gerador da crise é nova política de preços da Petrobras

A decisão é em caráter liminar, ou seja, provisória e o governo já anunciou que vai recorrer. O juiz determinou ainda o retorno dos preços dos combustíveis.

"O instrumento legislativo adequado à criação e à majoração do tributo é, sem exceção, a Lei, não se prestando a tais objetivos outras espécies legislativas", diz o juiz, questionando o fato de o governo ter elevado a tributação sobre os combustíveis via decreto.

De acordo com ele, "não pode o Governo Federal, portanto, sob a justificativa da arrecadação, violar a Constituição Federal, isto é, violar os princípios constitucionais, que são os instrumentos dos Direitos Humanos".

Desde a última sexta-feira (21), começou a valer o novo preço dos combustíveis, com a elevação da tributação sobre a gasolina de R$ 0,41 por litro. Com isso, o combustível passou a custar aos motoristas R$ 0,89 para cada litro.