Cresce número de pessoas em situação de rua em Buenos Aires

Um censo realizado pela Prefeitura de Buenos Aires indicou um aumento de 23,1% de pessoas em situação de rua na cidade. Divulgado nesta semana, o levantamento foi realizado no mês de abril e estimou que 1.066 pessoas vivem nas ruas de Buenos Aires, enquanto em abril de 2016 foram contadas 866 pessoas nessa situação na capital argentina.

Pessoas em situação de rua em Buenos Aires - Flick Hermán Pinera

Maximiliano Corach, subsecretário de Fortalecimento Familiar e Comunitário da prefeitura, explicou que o censo é realizado em abril para que os órgãos públicos possam elaborar a assistência a essa população durante os meses de mais frio na cidade, entre junho e agosto.
Já um coletivo de mais de 50 organizações sociais argentinas realizou um censo popular que foi divulgado nesta quarta-feira (19/07) e refutou os dados oficiais da prefeitura. Segundo o levantamento, 4.394 pessoas vivem nas ruas de Buenos Aires, 3.328 a mais do que o número oficial.

Além disso, a pesquisa que levou o título de “A mi no lo me contaron: visualizar para humanizar” ("Não me contaram: visualizar para humanizar", em tradução livre) divulgou que 70% dos entrevistados afirmaram já ter sofrido violência policial.

Entre as pessoas entrevistadas nesta pesquisa, 54% tem ensino primário completo, 15% tem também o ensino secundário e 2% tem diploma do ensino superior. Entre os menores de idade, somente 73% frequenta alguma instituição escolar.

“Uma das causas que explica este crescimento [no número de pessoas na rua] são as políticas sociais e econômicas que este governo impõe”, afirmou Di Iorio, pesquisadora do Conicet( Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas da Argentina). Para ela, “as políticas regressivas de direitos, inflação e o crescimento do negócio imobiliário influenciaram nessa mudança demográfica”.