Feminismo não é uma ideia abstrata, é necessidade, diz Helen Mirren

Durante seu discurso de conclusão de curso na Universidade de Tulane, em Nova Orleans (EUA), a atriz britânica Helen Mirren chamou a atenção sobre a necessidade de ser feminista para lutar por um mundo melhor. Aos 71 anos, a vencedora do Oscar confessou ter “se reconhecido” feminista há pouco tempo, e garante que nunca é tarde para evoluir.

Helen Mirren - Divulgação/ Tulane University

Helen, que há uma década ganhou seu primeiro Oscar, por seu papel no filem A Rainha, usou seu espaço de oradora da turma para defender a luta das mulheres. “Não importa seu sexo ou sua raça. Seja feminista”, pediu.

A atriz criticou as políticas de Donald Trump e pediu união para defender os direitos das minorias. “Nunca, jamais voltem a permitir que um grupo de velhos, ricos e rabugentos brancos definam a saúde de um país que é composto por 50,8% de mulheres e 37% de outras raças".

“Agora me declaro feminista e os incentivo a fazerem o mesmo”, afirmou que atriz que confessou achar o feminismo “didático demais” antigamente e agora vê o conceito como um aspecto fundamental da luta por um mundo melhor.

“Unir-me a um movimento que se chama feminismo me parecia didático demais, muito político. No entanto, comecei a entender que o feminismo não é uma ideia abstrata, mas uma necessidade se queremos ir em frente e não retroceder, em direção à ignorância e à inveja”, afirmou.

Para Helen, ficou claro em viagens que fez ao longo da vida, como a sociedade se desenvolve melhor com mulheres fortes e livres. “Em todos os países que visitei, da Suécia a Uganda, de Cingapura ao Mali, percebi que quando se respeita as mulheres e lhes dá a liberdade de realizarem seus sonhos e ambições, a vida melhora para todo mundo. Não me definia como feminista até pouco tempo, mas sempre vivi como tal”.