Erdogan reúne-se com líderes europeus procurando reaproximação

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, reuniu-se com líderes europeus durante cúpula da Otan celebrada em Bruxelas, capital da Bélgica, procurando aproximar posições em diversos temas, segundo informaram fontes oficiais.

Erdogan tenta reaproximação com Europa na cúpula da Otan em Bruxelas

O primeiro dos encontros teve lugar com os presidentes do Conselho Europeu, Donald Tusk; e da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e no mesmo abordaram-se questões sobre o tratado migratório entre a União Europeia (UE) e Turquia, o processo para a reunificação de Chipre e a colaboração em matéria antiterrorista.

A Turquia pretende retomar o processo de negociações para a adesão ao grupo continental, paralisado pelo desencontro com vários países, e desbloquear a renovação do acordo alfandegário.

Antes, Erdogan também se encontrou com o presidente do Parlamento Europeu, o italiano Antonio Tajani.

Por fim, o governante manteve uma reunião a portas fechadas com o novo presidente da França, Emmanuel Macron, à qual também assistiu o chanceler turco, Mevült Cavusoglu, e na qual se trataram de questão bilaterais em matéria política e econômica, de acordo com fontes presidenciais.

Os dois líderes coincidiram em impulsionar as relações entre Turquia e a UE, estreitar a cooperação na indústria de defesa e aumentar o volume do comércio bilateral entre os dois países, dos 13,4 bilhões de euros registrados em 2015, para 20 bilhões de euros.

Também debateram sobre a situação na Síria e no Iraque, sublinharam a importância da luta conjunta contra todo tipo de grupos terroristas, incluindo o ilegal Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e o Estado Islâmico.

Antes da cúpula de dirigentes da Otan, que ocorrerá amanhã, Erdogan previu encontrar-se com a chanceler alemã, Angela Merkel, a primeira-ministra britânica, Theresa May, e com altos servidores públicos da UE.

Fonte: Prensa Latina