Líder do DEM na Câmara diz que "não deve haver blindagem" para Temer

O desembarque da base aliada do governo de Michel Temer começa a sair dos bastidores e ganhar o discurso de parlamentares. O deputado federal Efraim Filho (DEM-PB), líder da legenda na Câmara, disse que os aliados do governo não devem blindar Temer de eventuais pedidos de impeachment.

Deputado Efraim Filho - Agência Câmara

O DEM é o partido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), que tem em sua gaveta pelo menos 12 pedidos de impeachment aguardando para serem analisados.

A declaração veio horas antes da entrega do pedido de impeachment da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que está prevista para está quinta (25).

Maia disse que não tem pressa para analisar os pedidos de impedimento de Temer e nem tem interesse em provocar a desestabilização do governo. Mas segundo seu correligionário Efraim, Maia vai fazer uma análise "técnica, jurídica e política" do pedido da OAB.

"A consultoria técnica e jurídica da Casa já tem se debruçado sobre os pedidos. Isso é natural, você não pode decidir nada de afogadilho, o momento no Brasil é delicado, as denúncias são graves, é preciso se debruçar nas investigações", disse o líder do DEM.

Efraim emendou dizendo que a crise exige "respostas rápidas", mas disse também que "o DEM jamais precipitará qualquer movimento que possa gerar caos e instabilidade".

Nos bastidores, a saída de Temer é dada como certa. A dificuldade dos aliados está em definir o seu substituto, já que o interesse é fazer eleição indireta.