China rejeita decisão de rebaixamento da Moody's

O Ministério das Finanças da China rejeitou nesta quarta-feira a decisão tomada pela agência internacional de avaliação Moody's de rebaixar as classificações de emissor de longo prazo de moeda local e moeda estrangeira da China.

Fachada da Moody s, em Nova York

A Moody's disse na manhã de quarta-feira que rebaixou as classificações de emissor de longo prazo de moeda local e moeda estrangeira da China para A1 de Aa3, e que mudou a perspectiva de negativa para estável.

A descida é baseada na abordagem de avaliação "pró-cíclica" que "não é adequada", disse uma declaração divulgada pelo ministério.

A Moody's indicou que a alavancagem da economia chinesa continuará a crescer nos próximos anos, e que o programa de reformas planejadas poderá diminuir, mas não prevenir, o aumento da alavancagem, e que o estímulo de políticas sustentadas contribuirão para a dívida crescente em toda a economia.

"Esses pontos de vista superestimam as dificuldades enfrentadas pela economia chinesa e subestimam as capacidades da China de aprofundar a reforma estrutura no lado da oferta e de expandir a demanda geral", apontou o ministério.