Sem categoria

PR ameaça expulsar Mabel caso ele insista com candidatura

O PR ameaça expulsar o deputado Sandro Mabel (GO) do partido, caso o parlamentar não retire sua candidatura à presidência da Câmara. Na terça-feira (25), Mabel anunciou seu afastamento da função de líder do partido na Casa para entrar na disputa.

Até então, o único candidato era o deputado Marco Maia (PT-RS), que recebeu apoio de 21 dos 22 partidos com representação na Câmara, inclusive do PR, que manteve seu apoio ao petista. O único partido que ainda não declarou apoio a Maia foi o PSOL, que tem apenas três deputados. A eleição para os cargos na Câmara ocorre na terça-feira (1º).

Segundo o PR, o regimento interno da legenda prevê "sanção para deputado que desobedecer ordem de questão fechada".

Se Mabel não retirar sua candidatura, a Executiva Nacional do partido se reunirá para definir se o apoio a Maia é "questão fechada" – ou seja, o voto no petista será obrigatório.

Caso conclua que o voto em Maia é incondicional e Mabel seguir com sua candidatura, o PR pensa em abrir processo disciplinar contra o deputado por Goiás, que poderá ser expulso do partido.

Se sua expulsão se confirmar, Mabel ficará sem partido e o PR poderá exigir o seu assento como deputado já que, segundo a lei eleitoral, o mandato pertence ao partido, e não ao parlamentar.

Fonte: R7