MS: André cai e Delcídio sobe a 3 semanas das eleições

Depois de dois meses de campanha eleitoral e faltando três semanas para as eleições, pela primeira vez houve mudanças nos números das pesquisas eleitorais em setembro, apontando uma pequena queda do candidato a governador André Puccinelli (PMDB) e uma

A pesquisa estimulada da Tendência realizada para o Correio do Estado/TV Campo Grande mostrou que André caiu de 57% em agosto para 54,3% em setembro nas intenções de voto. A queda foi de 2,7 pontos percentuais. Delcídio saltou de 23,8% para 28,8% no mesmo período, conquistando 5 pontos percentuais. A pesquisa foi realizada no período de 2 a 6 de setembro, com 1.500 eleitores.


 


Com essas mudanças, a grande diferença entre André e Delcídio caiu de 33,2 para 25,5 pontos percentuais em menos de um mês. Mesmo assim não deixa de ser uma vantagem significativa que assegura, se as eleições fossem hoje, a vitória do candidato do PMDB no primeiro turno. Mas com a movimentação dos números, Delcídio conseguiu reduzir em 7,7 pontos percentuais a diferença para André.



Com a margem de erro estimada em 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, André (54,3%) teria entre 56,8% e 51,8%. Nem assim, André atingiria o índice de 57% obtido na pesquisa de agosto, enquanto Delcídio (28,8%), com a margem de erro, ficaria entre 31,3% e 26,3% das intenções de voto.



Os demais candidatos a governador de Mato Grosso do Sul permaneceram embolados na lanterninha e bem distantes de André e Delcídio. A soma das intenções de voto obtida pelos nanicos chega a 1,2%, um índice insignificante para influenciar na realização do segundo turno.



O candidato do PSDC, Elizeu Amarilha, estacionou em 0,5%, o mesmo índice de agosto, a exemplo do que ocorreu com Tito Lívio, do PV, que não saiu de 0,3%. O candidato Carlos Dutra, o Carlito, do PSOL, recuou de 1,3% da pesquisa de agosto para 0,4% em setembro.



O índice de quem não votaria em nenhum dos candidatos a governador ficou estável em relação à pesquisa anterior. Se as eleições fossem hoje, 3,2% não optariam por nenhum nome que concorre ao Governo do Estado. Em agosto, o índice era de 3,8%.



Os números dos indecisos praticamente são os mesmos da pesquisa anterior. Hoje, 12,5% dos eleitores consultados pela Tendência ainda não escolheram o candidato em quem vão votar para a sucessão do governador José Orcírio dos Santos (PT). Em agosto, os indecisos somaram 13,3%.


Fonte: Correio do Estado