Sem categoria

AC: conferência reúne 2 mil pessoas e começa com carnaval da UJS

Com previsão de ultrapassar a marca de 10 mil filiações no estado, os militantes do Partido Comunista do Brasil começaram a Conferência Estadual com um verdadeiro carnaval da União da Juventude Socialista. Na ocasião, o presidente nacional do partido, Renato Rabelo, se disse surpreso com o entusiasmo da militância ao ser recebido no Teatro Plácido de Castro, junto com o presidente estadual Edvaldo Magalhães e a deputada federal Perpetua Almeida.

O governador Binho Marques, o prefeito Raimundo Angelim, o ex – governador Jorge Viana e o deputado federal Nilson Mourão (todos do PT), prestigiaram o evento. De acordo como presidente Edvaldo, durante as 22 conferências municipais foram mobilizados cerca de 3.200 militantes e ainda realizadas aproximadamente 1.578 novas filiações. “Outras 40 pessoas serão filiadas em breve”, enfatizou o dirigente comunista.

Em seguida, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, abriu a Conferência Estadual do partido. Rabelo apresentou o novo programa do partido, que traz como novidade a indicação de um caminho de transição ao socialismo pela ocupação de espaços políticos para garantir a implementação do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento.

O mega-evento dos comunistas reuniu cerca de duas mil pessoas entre militantes, dirigentes e simpatizantes com a causa socialista. Prestigiaram o encontro regional diversos prefeitos e os 21 vereadores do partido no Acre. De acordo com o presidente estadual, deputado Edvaldo Magalhães, diversos dirigentes da Frente Popular, representantes sindicais e dos movimentos sociais passaram pelo evento.

A Conferência Estadual, de acordo com Magalhães, busca fechar uma temporada de dois meses de intensa mobilização com a realização de conferências nos 22 municípios que prepararam o partido para o 12º Congresso Nacional do PCdoB, que acontecerá nos dias 5 a 8 de novembro na cidade de São Paulo. “Mergulhamos no interior do PCdoB acreano, num exercício bom e pedagógico de construção partidária”, definiu. “O saldo é extremamente positivo. É bom ver um organismo vivo, preocupado com o futuro, antenado com o presente e fustigando o cotidiano. É assim que se encontra o PCdoB. Um partido vivo”, avalia o presidente.

Na Conferência Estadual, segundo ele, o partido enfatizou a questões importantes para o futuro da Frente Popular. “É preciso estar cotidianamente inovando e renovando, no sentido progressista de pensar e construir processos. Sejam engenharias políticas ou implementações de programas administrativos. Ousadia precisa ser uma constante no conduzir dos nossos projetos de políticas públicas para todos. A Frente não tem o direito de envelhecer do ponto de vista programático, nem tampouco desbotar-se do ponto de vista político”, argumenta Edvaldo.

Trajetória

Renato Rabelo é jornalista, atuou como dirigentes da Ação Popular (AP), organização revolucionária que combatia a ditadura militar (1964 a 1984). Em 1972 a AP foi incorporada ao PCdoB, partido mais antigo do Brasil, fundado em 1922, mas que ainda estava na clandestinidade.

Atualmente, o PCdoB tem 42 prefeitos, 66 vice-prefeitos (10 deles no Acre), um senador e dois suplentes, entre eles o índio Antonio Apurinã, do Acre. Tem 12 deputados federais, entre os quais Perpétua Almeida, do Acre e 14 estaduais, entre os quais Edvaldo Magalhães e Moisés Diniz, na Aleac. A bancada de vereadores chega a 608, sendo 21 no Acre.

Fonte: Portal O Rio Branco