Link em livro adotado em SP direciona para site erótico

Livros didáticos de inglês voltados a alunos de 15 anos, distribuídos em 4.000 escolas do Estado pela Secretaria da Educação de São Paulo, indicam o endereço de um site que, quando acessado, mostra mulheres nuas.

O material foi distribuído a 645 mil alunos. A secretaria diz que o conteúdo do site mudou após a distribuição. O site www.newsonline.com foi sugerido como atividade de aprofundamento para o 1º ano do ensino médio. O texto que acompanha a indicação diz que na página da internet há links para jornais estrangeiros.

Mas, quando o jovem acessa o endereço, é encaminhado para o site da Naked News Anchors, em que apresentadoras leem notícias enquanto tiram as peças de roupa.

O conteúdo do site só é liberado para assinantes. Mas há um vídeo promocional gratuito, com trechos do serviço. Ainda é possível ter acesso ao conteúdo do site gratuitamente por três dias.
Basta ter cartão de crédito.

O livro, usado desde o ano passado, passou por revisão em novembro de 2009. Foi distribuído em março e usado entre abril e junho.

A Naked News Anchors afirmou que o domínio sugerido no livro pertence a um parceiro, que recebe para redirecionar o usuário para o site com mulheres nuas. Segundo o advogado da empresa, a parceria existe desde 28 de junho deste ano.

A secretaria afirma que descobriu o problema na semana passada e que acionou o Ministério Público para tentar retirar o site do ar. Como o livro foi levado pelos alunos para casa, não será possível recolhê-lo, diz a secretaria.

Não é a primeira vez que a secretaria de Educação do estado distribui livros inapropriados aos alunos da rede pública, no início deste ano, livro com conteúdo racista e com palavrões foram entregues aos estudantes.

Da redação, com Folha de S.Paulo